terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cine Clube Paraty: programação de agosto/2011

Casa da Cultura - 3as-feiras - 20h(entrada franca)

Agosto : Mês da Holanda e da Itália nas sessões da Casa da Cultura


dia 2 - Mostra Arco Íris da diversidade sexual apresenta

NEGÓCIO É NEGÓCIO (Wat Zien Ik)

Direção de Paul Verhoeven (Holanda, 1971, 1h35m, 16 anos)

Esta comédia 'trash' é um olhar casual nas vidas lúridas de duas prostitutas de Amsterdã. Greta é uma prostituta com um coração de ouro e Nell é sua sócia de seios grandes. Juntas armam alguns golpes para fisgar qualquer louco, que tenha bastante dinheiro. Porém, as duas estão enfadadas com as suas vidas, e buscam uma chance para recomeçar. Assim, Nell finalmente segue o conselho de Greta e abandona o seu abusivo marido. Logo, a dupla começa a sair com vários homens, sem se importar com o caos que gera a profissão.



dia 9 - O HOMEM DA LINHA (De Wisselwachter)

Direção de Jos Stelling (Holanda, 1985, 1h34m, 12 anos)

Uma jovem francesa desce de um trem certa de ter chegado ao seu destino. Mas se depara com uma pequena estação de cercanias inóspitas, onde vive apenas um agulheiro, responsável pela manutenção dos trilhos. Os trens param ali raríssimas vezes, assim ela é obrigada a conviver com aquele estranho que nunca teve contato íntimo com uma mulher.



dia 16 - E LA NAVE VA

Direção de Federico Fellini (Itália/França, 1983, 2h06m, 14 anos)

Junho de 1914. Glória N, um luxuoso navio, deixa a Itália, levando as cinzas de uma célebre cantora lirica para sua terra natal, a ilha de Erimo. Cantores, músicos, amigos, nobres e um jornalista acompanham o funeral. A normalidade dos primeiros dias de viagem é interrompida quando o capitão socorre refugiados da recém-iniciada Primeira Guerra Mundial.



dia 23 - O QUARTO DO FILHO (La Stanza del Figlio)

Direção de Nanni Moretti (Itália, 2001, 1h39m, 14 anos)

Chamado um dia à escola de seu filho Andrea, acusado de roubar um fóssil do laboratório escolar, Giuseppe (Nanni Moretti) começa a questionar a educação que deu ao garoto. Preocupado com o pouco tempo que possui para gastar com o filho, o pai resolve lhe dar mais atenção. Mas o destino parece não querer favorecer pai e filho, já que uma tragédia impedirá para sempre o estreitamento desta relação.



dia 30 - Mostra Belas Artes apresenta

AGONIA E ÊXTASE (The Agony and The Ecstasy)

Direção de Carol Reed (EUA, 1965, 2h18m, 12 anos)

Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico ambientado no início do Século XVI. Quando o Papa Júlio II encomenda a Michelangelo a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme.





Sala IPHAN - 4as-feiras - 16h ( entrada franca)



dia 3 - SELEÇÃO DE CURTAS I (Brasil, 81 min, 12 anos)

TEMPORÃO - Direção Felipe Carrelli Sá Silva (SP, 2011)

O documentário parte do fenômeno do "déjà vu" (aquela impressão/sensação de já ter visto isso antes), para discutir o tempo de forma abstrata, experimental e poética.



VISÕES DO IMAGINÁRIO - por meio de visões de seus imaginários, os autores destes curtas fazem uma provocação para o imaginário do público : o que pensar das imagens/histórias que nos são mostradas?
Arabesco : direção de Eliane Caffé (SP, 1990)

Timing : direção de Amir Admoni (SP, 2009)

A Escada : direção de Philippe Barcinski (SP, 1996)

A Janela Aberta : direção de Philippe Barcinski (SP, 2002)

Um Certo Esquecimento : direção de André Carvalheira (RJ, 2001)

Um Ramo : direção de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP, 2007



dia 10 - CARLOTA JOAQUINA, Princesa do Brasil

Direção de Carla Camurati (Brasil, 1994, 1h41m, livre)

Espanha, 1785 - Carlota Joaquina, uma infanta que foi prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato do seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando consigo somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu "prometido"... gerando muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brazil.



dia 17 - SELEÇÃO DE CURTAS II (Brasil, 51 min, 14 anos)

UNIVERSO POPULAR E ESCAPE - o fio que perpasse estes curtas é a música : ora como uma chispa fugaz de fantasia em rotinas duras, ora como um 'dica' no trabalho de um jornalista policial

O Brilho Dos Meus Olhos : direção de Allan Ribeiro (RJ, 2006)

Ismar : direção de Gustavo Beck (RJ, 2007)

Sweet Karolyne : direção de Ana Bárbara Ramos (PB, 2009)

Viva o Terceiro Mundo : direção de Rene Brasil (SP, 2005)



dia 24 - O CHEIRO DO RALO

Direção de Heitor Dhalia (Brasil, 2006, 1h40m, 14 anos)

Lourenço é dono de uma loja que compra objetos usados. Aos poucos, desenvolve um jogo perverso com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que sempre atravessam um momento de dificuldade financeira. Perturbado pelo simbólico cheiro do ralo que existe na loja, Lourenço é colocado em confronto com o universo e os personagens que acreditava controlar.



dia 26 - Cinezona apresente SOMOS TODOS SACYS

(6a-feira - 18 hs - sessão extra realizada em parceria com o Ponto de Cultura da Casa Azul)

Direção de Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha (Brasil, 2004, 55m, livre)

Documentário que mostra a vida, paixão e morte do mito na tradição oral e suas re-significações nos dias atuais. Sendo este mito símbolo de nossa cultura, a relevância para o debate em torno do Sacy se faz pela motivação de pensar e redescobrir o Brasil.



dia 31 - COPA VIDIGAL

Direção de Luciano Vidigal (Brasil, 2010, 1h15m, 14 anos)

Um torneio de futebol no Morro do Vidigal que pretendia unir os moradores com diferentes facções e mostrar que o futebol poderia superar as diferenças. Porém, não foi isso que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário