segunda-feira, 13 de junho de 2011

Paraty respira música de qualidade no mês de junho

Durante três dias, a cidade histórica de Paraty, respirará e viverá intensamente música da mais alta qualidade. De 17 a 19 de junho, acontecerá a 3ª edição do Festival Internacional de Jazz e Blues de Paraty (Bourbon Festival), já consagrado pelo público. O evento é aberto ao público e, esse ano, inaugura o seu segundo palco, ao lado da Igreja Santa Rita, que terá shows realizados à tarde, juntamente com as já tradicionais noites no palco da Igreja Matriz que completam a programação.

Jazz tradicional e moderno, Blues, R&B de New Orleans, Soul, Samba Soul e Música Brasileira serão representados por 13 atrações internacionais em três noites e duas tardes de shows abertos e gratuitos nos dois palcos do evento.

A festa começa no cais e nas ruas do Centro Histórico com a Orleans St. Jazz Band, uma animada StreetBand que anunciará os shows imperdíveis do festival. E mais, Buskers em dois pontos da cidade que aquecem e preparam o público para a maratona musical do fim de semana.

O festival, promovido pelo Bourbon Street Music Club, com apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, será uma amostra das atrações que se apresentam no famoso clube paulistano, que já foi palco para BB King, Ray Charles e Nina Simone.


O festival ainda inova com mais dois destaques na Programação:

- A Exposição de Fotos do acervo permanente do Bourbon Street Music Club com curadoria de Giancarlo Mecarelli da galeria Zoom de Fotografia de Paraty.
- E mais sessões gratuitas de cinema no Cinema de Paraty com apresentações de filmes temáticos.


Performances

Todos os dias, ao longo do dia, o Bourbon Festival Paraty recria os Buskers, shows com os artistas de rua que tradicionalmente tocam em grandes capitais como NY e Londres. Além disso, haverá a Orleans St. Jazz Band que percorrerá as ruas históricas e, junto com os Buskers, aquecerá o público para as noites do Festival.


DJ CRIZZ (BRASIL)

Nas noites de sexta e sábado o som não pára!

Crizz traz em seu set list músicas dos mais variados gêneros. No entanto, todas carregam a forte presença do jazz e é com esta influência somada aos mais novos sons de New Orleans que ele aquece a pista nas noites da 3a edição do Bourbon Festival Paraty.


Programação completa


SEXTA 17


Palco Matriz

21h30 – ROBERTO FONSECA (CUBA)

Uma das novas revelações da música cubana

O pianista e compositor cubano Roberto Fonseca é considerado uma revelação pelos críticos europeus, depois de anos acompanhando os também cubanos Omara Portuondo e Ibrahim Ferrer. Só com Ferrer foram mais de 400 concertos.

23h00 – RICHARD BONA (CAMARÕES)

Um dos mais requisitados e respeitados baixistas da atualidade

Multi instrumentista, compositor, exímio contrabaixista e dono de uma voz singular. Assim, o aclamadíssimo camaronês Richard Bona conquistou o mundo. Ele, que já tocou, gravou e excursionou com a nata do jazz traz a Paraty sua sonoridade que mistura jazz com ritmos afro-americanos, harmonias brasileiras e ainda a energia do rap e do groove, sem deixar de lado a precisão extrema do pop anglo-saxão.

00h30 – FUNK COMO LE GUSTA (BRASIL)

Não tem caixa de som que não balance !

Uma saborosa, contagiante e irresistível mistura de ritmos num mesmo caldeirão que passeia por funk, samba-soul, ritmos latinos e música eletrônica. Os ‘mensageiros do swing’, como são chamados os músicos do FCLG, prometem agitar a noite de sexta-feira.



SÁBADO 18


Palco Santa Rita

16h00 – DANNY VINCENT BLUES BAND (ARGENTINA)

A fusão entre o Blues Americano e o Rock Latino - Bienvenido el blues - Part. Guappo, Natália Alvin e Marcos Ottaviano

Guitarrista, compositor e produtor, este argentino, é sem dúvida, um dos mais importantes expoentes do Blues no Brasil. Sempre acompanha do por uma banda excepcional, seus explosivas apresentações ficam na memória da platéia pelos sentimento e entrega.


17h30 – TIA CARROLL + IGOR PRADO BLUES BAND (USA)

A nova Diva do Rhythm´n Blues - Part. Marcos Ottaviano

Comparada à lendas como Tina Turner, Koko Taylor e Aretha Franklin Carroll é dona de uma voz impressionante e uma presença de palco sem igual. Acompanhada da Igor Prado Blues Bandlançará o seu terceiro álbum intitulado “Soul Survivor” em aparição no Bourbon Festival Paraty.


Palco Matriz

21h30 – MIRANDA KASSIN & ANDRÉ FRATESCHI (BRASIL)

De Billie Holiday a Amy Winehouse

Em uma hora e vinte minutos de apresentação, Miranda e banda homenageiam, além de Amy, suas influências, como Etta James, Billie Holiday, Carmen Mcrae, Morphine e Stones. A cantora, que se firmou como intérprete, em cada show, propicia uma experiência única, com improvisações, rico repertório e uma voz poderosa.O show ainda conta com o Baterista e vocal de André Frateschi.


23h00 – PLAYING FOR CHANGE (USA / ESPANHA / ITALIA / AFRICA DO SUL / BRASIL)

Songs Around the World

De documentário a fenômeno mundial. Assim, começou uma das jornadas mais incríveis da música: juntar artistas de rua de vários países para que eles tocassem pela paz. Os músicos se juntaram pela primeira vez para uma apresentação ao vivo para o festival SXSW 2009 como a banda “Playing for Change”. Desde então, eles começaram a excursionar pelo mundo. Agora o Bourbon Street traz, pela primeira vez, os músicos para o Brasil.


00h30 – ERICA FALLS (USA)

Diretamente de New Orleans

Erica Falls mostra propriedade e arranca aplausos ao interpretar clássicos e contemporâneos do espírito blackpower. Só para citar alguns nomes que costumam constar em seu set list, tem Aretha Franklin, Marvin Gaye, Jackson Five, Roberta Flack, Lauryn Hill e Joss Stone.



DOMINGO 19


Palco Santa Rita

16h00 – RHANDAL JAZZ GROUP (PARATY, BRASIL)

A brasilidade no Jazz

Bossa-Nova, Chorinho, Sambalanço, Baião e Xote. Clássicos destes estilos serão interpretados com muita energia pór Rhandal e seu grupo, anfitriões locais do Festival.


17h30 – PAULINHO LIMA & SUPER SOUL (BRASIL)

A Soul Music bem acompanhada - Part. Marcio Eiras

Baterista e vocalista, Paulinho cresceu e viveu ouvindo boa música, bons compositores e intérpretes dentro dos mais variados estilos. Aos quinze anos, subiu ao palco pela primeira vez e nunca mais parou. Ele que já se apresentou com grandes nomes como Simonal, Bocato, Jair Rodrigues, Leni Andrade e Seu Jorge, agora vem a Paraty esquentar a tarde de domingo.


Palco Matriz

19h00 – JANE MONHEIT (BRASIL)

Aclamada cantora norte-americana volta ao Brasil para lançar seu 10º CD “Home”
Vocal afinadíssimo, rosto angelical e uma irresistível dose de sensualidade. A norte-americana Jane Monheit, um dos grandes nomes do jazz vocal da atualidade, volta ao Brasil para conquistar ainda mais fãs na apresentação de seu mais recente CD, “Home”(Emarcy/Universal).

20h30 – OITO DO BEM (BRASIL)

Derico e grandes músicos em um show de talento e irreverência

Junte sete instrumentistas e um cantor, todos muito experientes e talentosos.Acrescente um repertório de arranjos jazzísticos para canções de compositores e bandas pop internacionais, como Bee Gees, Michael Jackson, James Brown. Complete com irreverência e pitadas de swing. Pronto: agora é só saborear o som bem temperado da banda Oito do Bem.


22h00 – MARIA GADÚ (BRASIL)

Part. Especial Versão MPBlues

Quando Gadú sobe ao palco, qualquer desavisado pode achar que ela faz parte de uma nova onda rock´n´roll, meio punk, meio indie. Ousada, ela parece mesmo que vai chegar na marra; mas basta abrir a boca, para a cantora mostrar suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz. Este contraste surpreende e seduz. Melhor prestar atenção e deixar acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário