sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festa de São Pedro e São Paulo promete reunir um grande público

Centenas de pessoas são esperadas para participar da animada Festa de São Pedro e São Paulo neste fim de semana na Ilha do Araújo, em Paraty. O evento, que começou no último dia 24 de junho, terá encerramento no próximo domingo, dia 03. As bandas Ciranda Elétrica e Chama Maré farão shows no local.


Com o tema "Sejamos perseverantes na fé até o fim, como São Pedro e São Paulo", a festa do santo patrono da Ilha do Araújo possui uma extensa programação que inclui novena, procissão, bandas, leilão de prendas, torneio de futebol e a tradicional Procissão Marítima.

A comunidade da Ilha do Araújo convida a todos a participarem da procissão enfeitando suas embarcações no dia 03 de julho, com saída do Cais do Porto, às 10h00, até a Ilha do Araújo. Durante o percurso, haverá concurso de barcos mais enfeitados, com premiação para os três primeiros colocados.


É importante lembrar que aqueles que perderem o horário da procissão, embarcações estarão disponíveis na Praia Grande para a travessia até a Ilha do Araújo. O evento, organizado pela Paróquia de Paraty, conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.


TRADIÇÃO


Desde 1963, quando começou a ser construída a igreja da Ilha do Araújo tendo São Pedro por patrono que, no dia dedicado ao santo, acontece uma festa com a participação de toda comunidade e pescadores em Paraty. O início da novena, que antecede a festa, começa com o levantamento do mastro, no mesmo dia em que é organizado pelo festeiro o Campeonato de Pesca de Camarão. Logo depois, o Festival do Camarão garante a continuidade dos festejos na comunidade.

Um dia antes do dia do santo, 29 de junho, as imagens de São Pedro e São Paulo são levadas em um barco de pesca pela própria comunidade, da igreja da Ilha do Araújo até a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, que fica no Centro Histórico. No domingo da festa, as imagens são levadas até o cais da cidade e em uma baleeira toda enfeitada de bandeirinhas os santos festejados são levados de volta para a ilha. Barcos de pesca, saveiros, escunas e outras embarcações, todas ricamente decoradas com bandeirinhas coloridas, seguem as imagens dos santos.

Em meio ao trajeto, os barcos param e recebem a benção de um anzol, que é lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano. Já na Ilha, a imagem é levada até a igreja onde, após a missa, é realizado o leilão de prendas no pátio ornamentado com arcos e bandeirinhas de papel. Em seguida, são realizados jogos recreativos, brincadeiras, barracas de comida e bebida e shows musicais que animam a festa.



PROGRAMAÇÃO CULTURAL

02/07 (Sábado)

21 horas – Ciranda Elétrica


03/07 (Domingo)

15 horas – Chama Maré

Nenhum comentário:

Postar um comentário