segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festa de Artes Cênicas Internacional em Paraty

Programação:


Quinta, dia 28 de julho – 21h Teatro Espaço

Grupo Contadores de Estórias – Paraty, Brasil

Flutuações


“Cenas do cotidiano tecidas em cores suaves e tons pastel.

De permeio, um lenço vermelho, um guarda chuva amarelo, um moço garboso e um romance, macio e carinhoso...

Imagens de um mundo flutuante. Momentos vagando no ar.” Marcos Caetano Ribas



Flutuações é um espetáculo para adultos, sem palavras, que teve como principal fonte de inspiração os famosos Ukiyo-e, as xilogravuras japonesas do período Edo, meados do século XVIII até meados do século XIX e situações coletadas pelo Grupo pelas ruas da cidade de Paraty, onde se encontra a sede da companhia.

Foram diversas excursões, com lápis, papel, olho vivo e câmera na mão, estudando, registrando e fotografando no sol e na chuva, pessoas em situações do dia a dia da cidade, para compor os “retratos” que formam a base do espetáculo.

As cenas, extraídas destas gravuras e destes retratos do cotidiano, fazem com que bonecos e atores bailarinos saltem das figuras bidimensionais, flutuando para fora do papel, e criando uma terceira dimensão.

24º espetáculo do Grupo Contadores de Estórias, Flutuações reúne elementos que já se tornaram a marca do grupo: os bonecos pequenos e quase vivos; a ausência de texto; a movimentação coreografada de bonecos e atores bailarinos e a temática poética que transforma o espetáculo em uma seqüência de hai-kais cênicos.

Concepção e direção Marcos Caetano Ribas, com Rachel Ribas, Branca Borba, Diana Del pinho, Carolina Franco e Kadu Santoro.

Flutuações tem patrocínio dos Correios e da Secretaria de Estado de Cultura - RJ

www.grupocontadoresdeestorias.com.br



Sexta, dia 29 de julho – 19h Praça da Santa Rita

CircoLos / Grupo Contadores de Estórias – Brasil e Espanha

Memórias de Um Tigre de Circo



Memórias de Um Tigre de Circo é um espetáculo que mescla técnicas circenses com coreografias tradicionais e bonecos. É a visão de um tigre sobre o universo do circo.

O Tigre faz número de parada de mão, luta com um gladiador romano, toca bombardino, caracteriza-se de malabarista, palhaço, elefante, mágico, girafa (que come na mão do público), encantador de serpente, chimpanzé amestrado...

E por fim incorpora Titi, a grande paixão do nosso personagem, que faz um número cômico de equilíbrio em barra fixa, vestido de bailarina clássica.

Ao final o Tigre retorna para a jaula ao som da música de “A Morte do Cisne” e terminando o espetáculo de maneira dramática.

Concepção Marcos Caetano Ribas e Boris Ribas (o Tigre), com Boris Ribas, Rosa Pelaez e Igor Buzato

www.circolos.es

Patrocínio Institut Ramon Llull



Sexta, dia 29 de julho – 21h Teatro Espaço

Lançamento do Livro A Grandeza do Mundo em Pequenas Expressões – Grupo Contadores de Estórias, 40 Anos



Aos quarenta anos de idade, um grupo celebra mais do que um simples aniversário. Celebra a certeza de ser pertinente, ou não teria durado, de ser eficaz, ou não teria sobrevivido. Os quarenta anos do Grupo Contadores de Estórias, sua trajetória de Nova York, onde começou, a Paraty, onde está há 30 anos, passando pela Espanha, Holanda, Rio, todas as Américas, foram transformados num lindo livro, com textos, fotos e ilustrações de artistas que fazem e fizeram parte da história do Grupo.



Sábado, dia 30 de julho – 19h Praça da Santa Rita

Cie. Coatimundi – França

L'Archange et la Dompteuse (O Arcanjo e a Domadora ou A Revanche do Caracol)



É uma história de amor ao mesmo tempo doce e colérica, uma diversão cheia de surpresas. De GRANDES surpresas.

Os personagens Séraphin e Cabotine pertencem ao mesmo mundo do Monsieur Hulot, do famoso cineasta francês Jacques Tati. O espetáculo conta a história de um solteirão que cria caracóis de corrida, e sua vizinha, também solteirona, cujas plantas atraem os caracóis fujões. Através de uma sucessão de mal-entendidos e peripécias engraçadas, os dois vizinhos se atormentam, sem perceber que isto é a graça de suas vidas. Eles não podem viver um sem o outro, mas isto é a última coisa que vão admitir.

É um teatro de imagens que apresenta os acontecimentos em cascata, e que envolve o público no seu jogo. Para todas as idades, à maneira do cinema mudo, cheio de surpresas em várias escalas.

Criação e atuação: Jean-Claude Leportier e Catherine Kremer cie.coatimundi.perso.neuf.fr/



Sábado, dia 30 de julho – 21h Teatro Espaço

Sandglass Theater – EUA

Autumn Portraits (Retratos Outonais)



Desde sua criação em 1980, este espetáculo solo ganhou prêmios na Australia, Hungria, e uma Citação de Excelência da UNIMA (União Internacional de Marionetistas). Autumn Portraits é um espetáculo solo que envolve bonecos e máscaras, formado por cinco vinhetas interligadas, cada uma mostrando um personagem boneco relacionando-se com seu manipulador, que às vezes é apresentado como uma figura mascarada, e às vezes simplesmente como uma voz que vem do céu. Os bonecos de vara, confeccionados por Eric Bass, são personagens no outono de suas vidas, e apresentam suas histórias em gestos precisos, confrontando seu passado, sua existência, e sua morte.

Concepção e atuação - Eric Bass / Direção - Richard Edelman

www.sandglasstheater.org/



Domingo, dia 31 de julho – 19h Praça da Santa Rita

Tortell Poltrona - Espanha



Jaume Mateu é Tortell Poltrona, famoso palhaço catalão, criador do Circ Cric e da ONG Palhaços Sem Fronteiras, que reúne artistas que se apresentam voluntariamente em zonas de conflito no mundo inteiro.

Seu show, apresentado por Montserrat Trías, tem a colaboração especial do CircoLos (Boris Ribas, Rosa Pelaez e Igor Buzato), e da Baro D’Evel Cirk Cie (Blaï Mateu e Camille Decourtye). Um passeio pelas emoções vividas, onde se funde o passado e o presente, onde se forja o futuro, em um espetáculo trepidante.

www.circcric.com

Patrocínio Institut Ramon Llull



FACIn – Festa de Artes Cênicas Internacional tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Paraty, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo



Flutuações - Ficha Técnica:



Concepção e Direção: Marcos Caetano Ribas

Bonecos e adereços: Rachel Joffily Ribas

Figurino: Lucila Proença

Cenário: Patrícia Sada

Direção Musical: Marcos Maffei e Marcos Caetano Ribas

Iluminação: Ricardo Reichmann

Intérpretes:

Branca Borba

Carolina Franco

Diana Del Pinho

Kadu Santoro

Rachel Ribas

Design Gráfico: Isabel Petri e Daniele Pascoaleto

Comunicação e Marketing: Articultura / Arbora

Fotos: Giancarlo Mecarelli

Assistente de Produção: Flora Petri

Administração: Leliane Silva

Aderecistas:

Rachel Ribas

Fernanda Macedo

Montagem de cenário: Fernanda Macedo

Produção: Contest Produções Culturais Ltda.





Grupo Contadores de Estórias



Fundado em 1971 por Marcos Caetano Ribas e Rachel Joffily Ribas

Sediado Em Paraty desde 1981

Teatro Espaço – fundado em 1985

A companhia montou 24 espetáculos e já se apresentou em 13 países e 15 estados brasileiros.



Desde as grandes máscaras que compunham os primeiros trabalhos dos Contadores em 1971 até os bailarinos que formaram a companhia nos anos 80/90, passando pelos pequenos bonecos quase vivos que são a marca registrada do grupo, os Contadores de Estórias foram e continuam sendo um grupo dedicado ao estudo, à exploração e à descoberta dentro da linguagem cênica. Por isso mesmo desde 1981 se estabeleceram na pacata cidade histórica de Paraty, onde, sem o burburinho da cidade grande, podem se concentrar no seu trabalho. No entanto, amantes da contradição e do inusitado, mesmo morando em Paraty, nunca deixaram de ser inveterados viajantes e cosmopolitas, pois a partir daí, têm levado seu teatro através do mundo, participando de importantes festivais internacionais, como o Festival de Nancy na França, Festival des Ameriques no Canadá, e o Next Wave Festival do Brooklyn Academy of Music em Nova York, festival que consagrou Bob Wilson e Pina Bausch e que é considerado como a grande meca americana da arte de vanguarda. Em junho de 2011, o Grupo recebeu o prestigiado Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria teatro.



O Globo

"Retrato singelo de inteligência e prazer"

Nestes tempos de recursos amplificadores de toda natureza - tudo parece querer ser grande, quando não enorme, para os olhos e para os ouvidos - há qualquer coisa de particularmente tocante, comovente, na pequena dimensão e na delicada filigrana do trabalho do grupo Contadores de Estórias, com sede em Paraty porém com mais que conhecido caminho de sucessos por Europa, França e Bahia. "Em Concerto" é diminuto em tudo, menos, é claro, em qualidade.

Barbara Heliodora



Jornal do Brasil

“Em Concerto é uma demonstração da qualidade e permanência do grupo Contadores de Estórias.

...é um balanço e a confirmação de um trabalho amadurecido pelo tempo.”
Macksen Luiz



El Norte de Castilla

Lo más subrayable de este trabajo es la verosimilitud que exiben los movimientos de los títeres, desde los gestos de asombro hasta el balanceo de piernas. Una manipulación orgânica, se há dicho, que crea vida más que reflejarla o imitarla. Y también la elección de las historias, nada convencionales, por saber encerrar tanta grandeza em tan mínimas expresiones.

Alfonso Arribas (maio 2010)



The New York Times

By the end of the wordless piece one is left with the eerie sense that the miniature figures are more real than the humans.

Stephen Holden



Los Angeles Times

... the tiniest gesture catches the heart...

Dan Sullivan



L'Express

... un petit spectacle merveilleux...

Matthieu Galey



Le Monde

Le public a eté étonné...

Michel Cournot



O Jornal do Brasil

Bonecos de vanguarda. Originalidade e beleza.

Yan Michalski



Folha de S. Paulo

De uma pequena sala de apresentação em Paraty, eles montam espetáculos para o teatro do mundo.

Nelson de Sá



Süddeutsche Zeitung

Ganz ohne Worte, vertmitteln sprechende Gebärden etwas über die Gefühle von Menschen.

Eva-Elisabeth Fischer



O Globo

É uma alquimia espetacular. É poesia cênica sem palavras, com muito sentimento.

Tânia Brandão



Isto É

Bonecos que emocionam. Um primor de lirismo e

arte cênica.

Carlos Eduardo Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário