quinta-feira, 14 de julho de 2011

Contemporânea Art Paraty 2011 - Festival Internacional das Artes Visuais

Com seu centro histórico tombado como Patrimônio Nacional devido à riqueza harmoniosa de sua arquitetura colonial, e sediando eventos de renome nas áreas de literatura, fotografia, música e cinema, Paraty, localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, estabeleceu-se como um forte pólo cultural no Brasil, agora unindo forças na divulgação e consolidação das artes visuais.

Os eventos de abertura da primeira edição do Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais, que completa a programação cultural de Paraty, RJ, inserindo-se no calendário da cidade, ocorrem entre os dias 29 e 31 de julho de 2011.


Tendo em mente a efervescência cultural da cidade, somada à grande quantidade de ateliês de artistas ali residentes, o artista italiano Cesare Pergola, que escolheu há anos o Brasil como residência e administra uma galeria de arte contemporânea em Paraty, idealizou o festival em parceria com o produtor cultural Pedro Cler. Fator fundamental para a empreitada foi o sucesso da primeira edição, realizada em 2010, do Prêmio Belvedere Paraty, concurso de Arte Contemporânea também organizado por Cesare e sua galeria.


O Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais apresenta uma programação bastante variada. Além de exposições, tanto de nomes nacionais quanto internacionais, estão programadas palestras e mesas redondas, homenagem a Emanoel Araujo, premiação do concurso de arte, oficinas para crianças. Até mesmo restaurantes preparam pratos especiais para seus cardápios relacionados às artes, integrando também o circuito que tomará a cidade.


A Igreja do Rosário foi o local escolhido como ponto central dos eventos do Contemporânea Art Paraty. Pela primeira vez em sua história a edificação, patrimônio datado de 1825, abre suas portas para um evento de arte. Na igreja será realizada a abertura oficial do festival e um cortejo com grupo de maracatu, abrindo as exposições. Nos demais dias ocorrerão palestras, mesas redondas e projeções.


Para a primeira edição do Contemporânea Art temos ainda exposições a céu aberto, com as ruas da cidade ilustradas com temas relacionados a importantes movimentos artísticos: impressionismo, abstracionismo, modernismo, surrealismo, pop art, cubismo e expressionismo. Essas ruas ficam decoradas até o dia 07 de agosto com reproduções de obras de alguns dos grandes mestres da História da Arte mundial, democratizando o acesso às artes. Além disso, restaurantes e bares locais criarão pratos e drinques homenageando um artista de renome do movimento que caracteriza a rua onde o estabelecimento está localizado.


Em 2011, dando início a uma tradição que se repetirá nos anos seguintes, o Contemporânea Art Paraty prestará tributo a um artista plástico brasileiro com carreira consolidada. Na edição inaugural, o homenageado é Emanoel Araujo, escultor, desenhista, gravurista, figurinista, ilustrador, cenógrafo, pintor, curador, museólogo e amante das artes. Além de ministrar palestra e expor um recorte de seu trabalho em mostra individual na Casa da Cultura, Emanoel convida para o festival seis artistas com cujos trabalhos se identifica, e estes terão obras expostas nos espaços compartilhados com artistas locais em seus ateliês (relação abaixo).


Como parte da agenda do Contemporânea Art Paraty ocorre a última etapa do Prêmio Belvedere Paraty 2011. Os 30 artistas selecionados para a fase final da premiação terão suas obras expostas na Galeria Belvedere e o vencedor será anunciado no dia 30 de julho. Khaori Wakamatsu, vencedora de 2010, terá exposição individual no Espaço do IPHAN. Em todas as edições do Contemporânea Art, aliás, acontece exposição individual do vencedor da edição do ano anterior do Prêmio Belvedere.


O festival tem entre suas missões a de promover integração entre artistas de Paraty com artistas de outras partes do Brasil e do mundo. Nessa primeira edição ocorre intercâmbio de nomes paratienses com brasileiros de outras localidades, além de Benin e Espanha.


O evento conta ainda com uma mostra especial de seis artistas plásticos tailandeses, convidados pelo organizador. Essa exposição coletiva terá curadoria de Maitree Siriboon, artista tailandês em ascensão e curador da White Space Gallery, em Bangkok, cujo trabalho já foi exposto em países como Itália, Holanda, Inglaterra, China e Malásia.


Programação de exposições conjuntas de artistas residentes e convidados

Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais

Exposição

Local

Endereço

Emanoel Araujo

artista homenageado

Casa da Cultura

(Individual)

Rua Dona Geralda, 117

Centro Histórico

Khaori Wakamatsu

Prêmio Belvedere 2010

Espaço IPHAN

(Individual)

Praça da Matriz

Tiago Gualberto (convidado) e Renata Rosa

Atelier Renata Rosa

Rua Doutor Samuel Costa, 11

Centro Histórico

Alex Hornest (convidado) e Aecio Sarti

Atelier Aecio Sarti

Praça da Bandeira, 1

Centro Histórico

Sidney Amaral (convidado) e Ana Sierra

Atelier de Arte Contemporânea Ana Sierra

Rua Santa Rita, 196

Centro Histórico

Jesus Herrera (Espanha – convidado), Fernando Fernandes e Sergio Atilano

Studio Bananal

Rua Comendador José Luiz, 16

Centro Histórico

Rosana Paulino (convidada) e Dalcir Ramiro

Atelier de Dalcir Ramiro

Rua Santa Rita, 65

Centro Histórico

Dominique Zinkpé (Benin – convidado) e Patrícia Sada

Traço Atelier

Rua da Praia, 70

Artistas tailandeses – Maitree Siriboon, Nopphawong Bouthong, Tanupon En-on, Chusak Srikwan, Supawat Wattanaphigowit e Suwit Maprajuap

Aconchego Grill & Gallery

(coletiva)

Rua do Comércio, 10

30 artistas finalistas do Prêmio Belvedere 2011

Galeria Belvedere

Rua Marechal Deodoro, 340

Mestres da Obra

Silo Cultural (coletiva)

Rua Doutor Samuel Costa, 12

Associação Cairuçu

Casa Paroquial

Rua Marechal Deodoro, s/n

(esquina com Rua do Comércio)


Cesare Pergola

Como arquiteto e designer, Cesare Pergola foi Professor no IED – Instituto Europeo de Design, São Paulo, na Accademia Italiana, Florença, Itália; no Chanapatana International Design Institute, Bangkok, Tailândia, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Florença, Itália, e membro examinador no Royal College of Art de Londres, Inglaterra. Suas pinturas estão presentes em coleções particulares na Itália, EUA, Canadá, Austrália, Tailândia, Brasil e no acervo do Memorial dos Povos Indígenas de Brasília. No circuito das artes, é diretor artístico e curador da Galeria Belvedere em Paraty, RJ.


Emanoel Araujo

Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Realiza sua primeira exposição individual em 1959. Em 1972, é premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália. Recebe, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor, da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Entre 1981 e 1983, instala e dirige o Museu de Arte da Bahia, em Salvador, e expõe individualmente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em 1988, é convidado a lecionar artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. De 1992 a 2002, exerce o cargo de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo – Pesp e é responsável pela revitalização da instituição. É, entre 1995 e 1996, membro convidado da Comissão dos Museus e do Conselho Federal de Política Cultural, instituídos pelo Ministério da Cultura. Em 2004, é curador e diretor do Museu Afro Brasil, aberto nesse ano, em São Paulo, com obras de sua coleção.


SERVIÇO

Evento

Contempoânea Art Paraty 2011

Festival Internacional de Artes Visuais

IdealizaçãoCesare Pergola e Pedro Cler
RealizaçãoArchyvo X; Galeria Belvedere; Prefeitura Municipal de Paraty
LocalCentro Histórico de Paraty, RJ
Períodode 29 a 31 de julho – eventos de abertura
até 07 de agosto – exposições nos espaços abertos
até 21 de agosto – exposições nos espaços fechados
Apoio CulturalMuseu Afro Brasl, SP;
Funarte;
Instituto di Cultura Italiano, RJ;
Casa da Cultura de Paraty;
ApoioParaty Convention Bureau;
TV Rio Sul;
Visual Farm, RJ;
Show Service, SP;
Clic Pro Eventos, SP;
Associação Cairuçu;
Silo Cultural;
Paraty.com;
Marketing System;
Liquid Dreams;
Paraty Tour
Rádio oficialCBN
PreçoEntrada franca
ImprensaBalady Comunicação – Silvia Balady/ Bruno Palma
Tel.: (11) 3814.3382

Nenhum comentário:

Postar um comentário