segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paraty participa do encontro das Cidades Históricas e Turísticas

A Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, participa do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas do Brasil, realizado nos dias 8 e 9 de julho, em Pirenópolis (GO). A intenção do Executivo é incentivar o desenvolvimento turístico e cultural de Paraty.

O objetivo do evento é discutir estratégias e ações convergentes para o desenvolvimento sustentável do turismo, tendo como foco as necessidades levantadas na Carta do Paranaguá, tais como: capacitação de guias e condutores de atrativos turísticos culturais, e valorização do patrimônio material e imaterial em roteiros turísticos. Pelo segundo ano consecutivo, marcando presença no evento, o secretário de Turismo e Cultura, Amaury Barbosa, comenta sobre a participação de Paraty. “Nossa cidade é privilegiada pela sua história e pela sua cultura, e a experiência adquirida neste encontro é bastante validade para fortalecer ainda mais a valorização da querida Paraty”. Amaury informou, ainda, que o município é um dos 65 destinos indutores, escolhido pelo Ministério do Turismo (MTur), e que, nos últimos anos, vem se destacando por integrar projetos ligados à cultura e ao turismo, desenvolvidos pelo MTur e pelo Ministério da Cultura, com a participação de entidades de classe, sem contar a disputa pelo título de Patrimônio Mundial.

Na primeira edição do evento, realizada no ano passado no Paraná, representantes de 15 cidades de todas as regiões brasileiras debateram temas de interesse comum, elaboraram propostas e socializaram experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas. Na ocasião, também foram discutidas estratégias conjuntas de enfrentamento das dificuldades do setor para a qualificação dos serviços turísticos prestados pelas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário