quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Paraty - cidade esbanja cultura e beleza aos seus visitantes

Paraty: cidade esbanja cultura e beleza aos seus visitantes

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Paraty preserva inúmeras paisagens naturais e aquitetônicas. Quem estiver procurando um lugar que seja repleto de história, cultura e belas praias, essa é a cidade ideal.
Localizada a 254 Km do Rio de Janeiro, Paraty oferece aos seus turistas inúmeros passeios naturais, igrejas históricas, artesanato local, entre muitas outras coisas. A cidade atrai anualmente, diversos visitantes do Brasil inteiro e até estrangeiros.
Em seu Centro Histórico, os turistas podem passear tranquilos, pois os carros só podem transitar pelas ruas que fazem limite com o centro e são protegidas por correntes.
Entre as principais igrejas da cidade, estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída em 1725; a Igreja de Santa Rita, considerada eterno cartão postal da cidade; e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que foi ao redor dela que se formou o povoado de Paraty.
A cidade é repleta de artistas locais que realizam exposições para mostrar seus trabalhos aos turistas. As lojas da cidade apresentam inúmeras mercadorias com artesanato local, chamando atenção de todos que entram para visitar.
Muitos visitantes pensam que Paraty só tem o Centro Histórico como principal atrativo, mas estão enganados. Há diversos roteiros turísticos, seja de barco, trilhas, ou até mesmo para aqueles que preferir pegar estrada. Independente do passeio, a diversão está garantida.
Quem estiver a procura de belas praias, recomenda-se alugar um barco para desfrutar das prais e ilhas localizadas da Baia de Paraty, que com suas águas claras e calmas, se tornaram um convite irrecusável a um bom mergulho. O trajeto pode ser realizado com escunas, pequenas traineiras, entre outros; sempre há muitas opções para curtir o mar de Paraty.
As praias mais conhecidas são a Praia da Conceição, que possui extensão de 200m, coqueiros, águas transparentes, mornas e com uma tonalidade verde escuros; e a Praia da Lula, que possui uma pequena faixa de areia, águas mornas e transparentes.
Os turistas podem visitar também a Vila de Trindade, muito conhecida entre os jovens. A vila proporciona um estilo bem alternativo, com belas praias e trilhas perfeitas para quem buscar um pouco mais de aventura.
Em Trindade, a Praia do Cepilho é ideal para quem pratica surf e possui acesso de carro, com bares e estacionamento. O destaque entre as praias da vila fica por conta da Praia do Cachadaço, uma extensa praia com campings sem energia elétria e seu acesso é por trilha.
Chegando lá, após percorrer outra trilha, o turista terá uma grande surpresa, pois suas formações rochosas formaram uma piscina natural de água do mar, sendo praticamente um aquário natural onde é possível nadar e apreciar os peixes.
A cidade também proporciona aos turistas desfrutar de uma vasta lista de bares e restaurantes, que são as principais atrações da cidade à noite. Entre eles está o Le Gite Dindaiatiba, que possui estrela do Guia Quatro Rodas e do Guia Danúsia Bárbara e possui culinária francesa a toques de brasilidade.
*Confira abaixo mais opções de bares e restaurantes em Paraty:
Banana da Terra
Localização: Centro Histórico
Desde 1994 funciona na mesma casa e tras forte referência da culinária caiçara e regional. Possui capacidade para 60 pessoas.
Bartholomeu Paraty
Localização: Centro Histórico
Em seu cardápio encontramos massas e pratos típicos de Muqueca de frutos-do-mar, a famosa Picanha Argentina Recheada com Roquefor, entre outros. Os visitantes podem apreciar também excelentes vinhos.
Cervejaria Caborê
Localização: Caborê
Possui chope fabricado em Paraty e é possível conhecer o processo de fabricação com direito a degustação.
Che Bar e Restaurantes
Localização: Centro Histórico
Restaurante cubano e a especialidade da casa são os grelhados, como picanha argentinam bife de chorizo, além de pratos com frutos do mar e saborosos petiscos de boteco.
Creperie Le Castelle
Localização: Centro Histórico
Possui uma grande variedade de crepes salgados e doces, além de pratos e sobremesas francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário