quarta-feira, 1 de julho de 2009

Programação da Flip para casa da Cultura

2 QUINTA
10h30 Manifesto por um Brasil literário
O Instituto C&A, a Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) promovem debate sobre a importância da literatura e sobre políticas de promoção da leitura. O escritor Bartolomeu Campos de Queirós lerá o "Manifesto por um Brasil literário", de sua autoria.

13h30 Oficina Literária - Poesia
Extensão da homenagem a Manuel Bandeira, a oficina literária tem como tema a poesia e será ministrada pelo poeta Carlito Azevedo. As aulas são reservadas aos aprovados no processo de seleção realizado em junho.

15h10 Bandeira nas ondas do rádio
Com edição de estréia sobre Manuel Bandeira, o programa de rádio digital Lettera Libris realizará leitura dramatizada de poemas, projeção de vídeos sobre o poeta e a cidade de Recife e gravação de podcasts com críticos e escritores, que comentarão a obra do homenageado da 7a. FLIP.

16h30 Em caso de felicidade: entrevista com David Foenkinos
Descrito pelo jornal Le Monde como “cômico depressivo”, o parisiense David Foenkinos prefere usar o humor para discutir temas sérios. Aos 34 anos, é autor de O potencial erótico de minha mulher (2005) e Em caso de felicidade (2008). Seu último livro, Quem se lembra de David Foenkinos, recebeu o prêmio Jean Giono de 2007. Entrevistador: Carlos Eduardo Leal.

18h30 Cinema e Filosofia, com Ollivier Pourriol
O escritor francês Ollivier Pourriol, autor de Cinefilô, propõe aos leitores um convite singular: aprender filosofia a partir de filmes pop. Na FLIP, ele expõe a teoria de Spinoza sobre o desejo de eternidade, ilustrada por filmes como Blade Runner (de Ridley Scott), X-Men (de Bryan Singer) e Matrix (de Andy Wachowski), entre outros, e conversa com o público.

3 SEXTA
10h30 Acordo Ortográfico em questão
O angolano Ondjaki, autor de Bom dia, camaradas, e o brasileiro Marcelino Freire, autor de Balé ralé, trocam impressões a respeito do Acordo Ortográfico que entrou em vigência este ano e pretende uniformizar a ortografia de oito países falantes do português. Na mediação, o escritor Marcelo Moutinho, organizador do Dicionário amoroso da língua portuguesa.


13h30 Oficina Literária

15h30 Indústria do Cinema: Pedro Buarque de Holanda, sócio da Conspiração Filmes, Rita Buzzar, roteirista e produtora dos longas Olga e Budapeste, entre outros, e Breno Silveira, diretor de Dois filhos de Francisco e Era uma vez, discutem a indústria do cinema e as políticas de patrocínio à produção audiovisual. Mediação: Guilherme Fiuza.

17h30 Curta-metragem O poeta do Castelo
O poeta do Castelo (1959, 9 min), de Joaquim Pedro de Andrade, acompanha Manuel Bandeira em uma manhã da década de 1950, no Rio de Janeiro. Bandeira toma café da manhã, datilografa em sua cama e anda pelas ruas do bairro do Castelo. O curta será exibido no início de cada filme da programação.

17h45 Pré-estréia Só 10% é mentira
O diretor Pedro Cezar faz um registro lírico do poeta Manoel de Barros no documentário Só 10% é mentira (2008, 78 min.), com imagens que representam o universo do autor.

21h Mesa Cineclube Paraty/ FLIP - Casa da Cultura: Cinema fora de ordem
Atiq Rahimi (diretor e roteirista de Terra e cinzas, exibido em Cannes), Alekei Abib (co-roteirista de Via Lactea), Maria Camargo (roteirista do programa Por toda minha vida, da TV Globo) e Newton Cannito (roteirista de Quanto vale ou é por quilo, de Sergio Bianchi) discutem a produção de roteiros que recusam fórmulas.


22h Show Estrela para toda vida

“Sim, gosto de ser musicado, traduzido e... fotografado”, afirmou certa vez Manuel Bandeira. Inspirada pela declaração, Olivia Hime lançou o disco Estrela para toda vida, no qual interpreta poemas de Bandeira musicados por Tom Jobim, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Francis Hime, entre outros. Na FLIP, Olivia e Francis Hime apresentam algumas destas canções. O show será na Tenda dos Autores.


4 SÁBADO
10h30 Profissão: repórter
Nascido na Califórnia, Jon Lee Anderson é um dos principais jornalistas de guerra da atualidade e dedicou grande parte de sua carreira à cobertura de eventos na América do Sul, em Cuba e no Oriente Médio. É autor de livros como Guerrillas: Journeys in the Insurgent World, A queda de Bagdá e Che Guevara: uma biografia, um dos principais perfis biográficos sobre o líder revolucionário. Entrevistador: Daniel Piza.


13h30 Oficina Literária

15h30 O mar e os sertões
No ano do centenário da morte de Euclides da Cunha (1866-1909), o escritor Milton Hatoum, o crítico literário Francisco Foot Hardman e a professora Walnice Nogueira Galvão conversam sobre o autor de Os sertões. Na mediação, o jornalista Daniel Piza, que este ano trilhou o mesmo caminho percorrido por Euclides da Cunha na Amazônia no começo de século XX.

17h30 Intercâmbios literários entre Brasil e França
Anne-Solange Noble, responsável pelos direitos estrangeiros da editora Gallimard, e Françoise Nyssen, diretora editorial da Actes Sud, discutem a presença da literatura brasileira no universo literário francês. Na mediação, Angel Bojadsen, da editora brasileira Estação Liberdade.

19h30 Curta O poeta do Castelo e Pré-estréia Todo mundo tem problemas sexuais
O bem-humorado Todo mundo tem problemas sexuais (2008, 80 minutos), de Domingos de Oliveira, conta cinco histórias temáticas: Impotência, Perversão, Sedução, Desejo e Preferências sexuais. Em comum, elas têm os muitos desencontros sexuais dos personagens.

20h30 Concerto Kaleidos
O quinteto de sopros Kaleidos apresenta composições apreciadas por Manuel Bandeira. No repertório, músicas de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Ari Barroso, entre outros. O concerto integra a programação da FLIP - Casa da Cultura, mas será realizado na Igreja da Matriz.

5 DOMINGO
10h30 Curta O poeta do Castelo e filme Os condenados
Baseado em obra de Oswald de Andrade, Os condenados (1973, 80 min.), de Zelito Viana, se passa na década de 1920, em São Paulo, onde a prostituta Alma D’Alvelos lê para os clientes de um bordel o estranho diário do telegrafista João do Carmo.

13h30 Oficina Literária

15h30 Curta O poeta do Castelo e filme Separações
Separações (2002, 116 min.), de Domingos de Oliveira, acompanha a crise no casamento de Glorinha e Cabral, um dramaturgo de 50 anos. Cabral propõe a separação, mas tenta reconquistar a mulher quando ela se apaixona por outro homem.

18h Filme De corpo inteiro
Adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector, De corpo inteiro (2008, 66 min.), de Nicole Algranti, encena entrevistas feitas pela escritora para as revistas Fatos & Fotos e Manchete nos anos 60 e 70. Entre as personalidades entrevistadas estão Paulo Autran, Helio Pellegrino, Chico Buarque e Bibi Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário