quarta-feira, 1 de julho de 2009

OFF FLIP divulga programação para 2009

O evento, que acontece entre os dias 1 e 5 de julho em Paraty, terá a participação de 75 escritores de várias partes do Brasil e do exterior, além de músicos, atores, artistas plásticos, blogueiros, radialistas, jornalistas e demais amantes da literatura.

Destaques da OFF FLIP 2009: Luiz Ruffato, Guiomar de Grammont, Antonio Carlos Secchin; no Café Literário releitura da obra de Manuel Bandeira, palestra e debate: “Nos passos de Bandeira”, Profundamente Bandeira, Vivências Banderianas e a literatura na web; a Festa de lançamento do projeto de rádio digital literária Lettera Libris; o poeta paratiense sucesso no Festival de Poesia de Havana/Cuba Flávio de Araújo; a biografia de Nara Leão; o livro de poesias sobre a Estrada Real da autora mineira Ângela Leite; o sarau/projeto Arte em Andamento; o lançamento do livro “Clube da Leitura: modo de usar”, na Festa do Sebo Baratos da Ribeiro; a poesia maloqueirista; o recital com o grupo Ratos di Versos; a Ciranda Poética; a ÓperaRua; a palestra do historiador Clovis Bulcão sobre Antonio Vieira; a exposição do artista plástico e cenógrafo Marcos Irine; o encontro das comunidades Quilombola e Indígena com a Secretaria Especial de Direitos Humanos em torno do lançamento de seus livros; no novo espaço Silo Cultural o lançamento do livro, CD e DVD sobre a cultura caiçara, exposição de fotos, vídeos e culinária típica; o show de Luiz Perequê e convidados; a peça de teatro ‘Palavras na Brisa Noturna”, baseada na obra de Xinran Xue; a Mesa sobre literatura lésbica; o Movimento de Gastronomia Sustentável; o lançamento do livro “Brazilian Table”, de Yara Roberts; a cultura quilombola com jongo e degustação de culinária típica; o concerto do violonista Carlos Barbosa Lima; a sessão de autógrafos do livro “Saga Lusa” de Adriana Calcanhoto; o sarau de encerramento da Off Flip 2009 à beira-mar e mais... A homenageada deste ano é a historiadora e escritora Marina de Mello e Souza.

Nos últimos anos, a OFF FLIP tem se destacado na vida cultural de Paraty, conquistando a cidade e o Brasil, chegando também ao exterior, em uma profícua troca de experiências em torno da literatura. Por meio dos Encontros Literários paralelos à Flip, e do Prêmio OFF FLIP de Literatura, a OFF FLIP se fundamenta em agregar manifestações culturais variadas, criando e difundindo cada vez mais um circuito de produção alternativa de cultura do Brasil. Em muitos aspectos, este circuito paralelo de idéias atua como complemento ao evento maior, a Flip, em outros firma sua própria identidade, tornando-se importante espaço de visibilidade e referência para a produção cultural local e nacional. A OFF FLIP tem o mérito de ter instituído o primeiro prêmio literário da cidade de Paraty, hoje na quarta edição e com projeção nacional e internacional.

Em sua programação literária a OFF FLIP contempla autores locais, nacionais e internacionais, permitindo que um número cada vez mais expressivo de escritores troquem impressões e experiências em eventos que envolvem leitura, debate e divulgação de sua produção literária. A OFF Flip homenageia nas edições anuais do evento os escritores locais em saraus onde são lidos textos e realizadas apresentações tendo por base a produção artística e a contribuição dessas personalidades à vida cultural da cidade.

Na programação literária, escritores e público participam de encontros de leitura, debates, lançamentos e sessões de autógrafos. Neste ano estão participando oficialmente da Off Flip 2009, 75 escritores, de várias partes do país e também do exterior. O Café Literário reunirá vários autores em três edições de debates. Na noite de sábado 4 de julho acontecerá a entrega do IV Prêmio OFF FLIP de Literatura, em que participam autores do Brasil e de outros países. Logo em seguida, haverá o lançamento da coletânea com os vencedores do Prêmio em 2008 pelo Selo OFF FLIP e uma sessão coletiva de autógrafos com autores da OFF FLIP 2009.

A autora homenageada da OFF FLIP deste ano será a historiadora Marina de Mello e Souza, autora de um dos livros mais importantes já publicados sobre Paraty – “Paraty: a cidade e as festas”, com 276 páginas, relançado com sucesso em 2008, depois de anos esgotado. Escrito há quinze anos, o livro apontou direções que se concretizaram. Marina descreve na obra as festas tradicionais de Paraty, considerando principalmente seu significado para as pessoas que delas participam e o desdobramento disso em termos de políticas públicas na cidade. Marina ainda destaca a importância da Off Flip que, segundo ela, atua “dentro do mais genuíno espírito paratiense, aproveitando as situações às quais a cidade é exposta a partir de um movimento externo, e as torna suas, criando assim mais uma tradição”.

A programação pode ser conferida abaixo ou na íntegra no site do evento www.offflip.paraty.com.


Off Flip
Jornalista responsável: Marília van Boekel Cheola
Tel.: (24) 9901-9221
mariliavbch@yahoo.com.br



OFF FLIP 2009 – CIRCUITO PARALELO DE IDÉIAS
1 a 5 de julho – Paraty – RJ
Programação completa


Dia 2 de julho, quinta-feira

CAFÉ LITERÁRIO: PROSA & VERSO
15h - A escritora Geny Vilas Novas fala sobre a emigração de moradores do Vale do Rio Doce para os Estados Unidos, tema do seu livro Adeus, Rio Doce.
15h20 - Literatura na Web: bate-papo com os escritores Claudio Parreira e Leandro Leite Leocadio.
15h40 - Jeanette Rozsas apresenta seu novo romance “Kafka e a marca do Corvo”, que tem o escritor tcheco como protagonista.
16h - Bate-papo com o escritor Luiz Ruffato.
16h45 - “Nos passos de Bandeira” – Guiomar de Grammont, coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, faz uma releitura do Guia de Ouro Preto, de Manuel Bandeira, um passeio pela cidade de ontem e de hoje, revisitando os lugares e perspectivas do poeta.
17h30 - Sessão de leitura com Fernando Bacelar / Luís Augusto Bacelar (poesia) e Rômulo Bacelar.
Local: O CAFÉ
Rua da Matriz, 237 (esquina com Rua da Lapa) - Centro Histórico
Entrada Franca

CONVERSA DE BOTEQUIM
19h30 - Cássio Cavalcanti (PE), autor de “Nara Leão: a musa dos trópicos”.
19h50 - Reginaldo Pujol e Rodrigo Rosp (Não Editora – RS).
20h15 - Sarau com Eunice Corrêa, Guta Rezende Soares, Jorge Adolfo, Lena Casas Novas, Lilian Gattaz, Mariza Baur, May Parreira e Regina Vilarinhos.
21h - Paloma Vidal e Paula Siganevich (editoras da revista Grumo). Silvina Guala também participa lendo poesias.
21h30 - O poeta paratiense Flávio de Araújo fala de sua participação no Festival Internacional de Poesia de Havana. O escritor Otávio Júnior fala sobre o projeto “Ler é 10, favela!”, que desenvolve com crianças do Complexo do Alemão e da comunidade da Maré (RJ).
22h30 - Poesia Maloqueirista: Caco Pontes, Berimba de Jesus e Pedro Tostes lançam livros do selo criado pelo grupo (Trinca Maloqueirista – editora Annablume) e novas edições da Revista Não Funciona.
23h - Recital com participação de Ratos di Versos, Aline Reis, Ana Flor de Carvalho, Giovani Baffo, Marcelino Freire, Paloma Kliss, Rui Mascarenhas e Ryana Gabech.
Local: DINHO'S BAR
Rua da Matriz, s/n° - Centro Histórico
Entrada Franca

DIAS DE CAIÇARA
20h - Sessão de autógrafos do livro e lançamento de CD e documentário. O CD duplo “Tradição e Influências”, com direção musical de Luis Perequê, apresenta músicas cantadas pelos últimos mestres e pela nova geração de artistas. O Documentário inédito contém imagens captadas em Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela e Paraty. Um olhar sobre as questões elementares da cultura, entre elas a fé, a roça, as festas e as músicas. O CD e o documentário fazem parte do projeto “Dias de Caiçara” que vem sendo produzido desde 2006 e que conta com uma exposição multimídia e o lançamento do livro “Dias de Caiçara Paraty, Ubatuba, São Sebastião”. Nesta publicação, os autores Vito D'Alessio e Daniel Pascalicchio utilizam crônicas para exemplificar o modo de viver à beira mar e as peculiaridades do dia-a-dia caiçara.
Local: NOVA SEDE DO SILO CULTURAL
Rua Dr Samuel Costa esquina com Rua Dr. Pereira
Entrada Franca

VIVÊNCIAS, JONGO E SABERES DO CAMPINHO
18h às 20h - Roda de Jongo e lançamento do livro “Vivências de Saberes”, organizado por Patricia Solari, com a presença dos griôs Valentim, Madalena e Adelaide. Degustação de café da roça, artesanato e projeção de fotografia em data show.

SARAU ARTE EM ANDAMENTO
21h às 23h - O Projeto Arte em Andamento visa o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística. Trata-se de um espaço de integração entre artistas, fomentando novos trabalhos e novas possibilidades. O Sarau é aberto aos que quiserem se apresentar e se integrar a esta grande festa das artes. www.arteemandamento.blogspot.com
Local: LADO B
Praça da Matriz, - Centro Histórico
Entrada Franca

EU, BRASILEIRO – SHOW DE LUIS PEREQUÊ E CONVIDADOS.
22h30 - O poeta paratiense Luís Perequê captou e traduziu como ninguém as transformações sociais ocorridas com a construção da BR 101. Suas composições retratam em poesia a vida cotidiana dos moradores da região e as perceptíveis mudanças a partir desse ponto de vista. Também músico, cantador e produtor musical, suas composições já foram gravadas por Dércio Marques, Kátia Teixeira, Juliana Caymi, entre outros. Em “Eu Brasileiro”, seu segundo CD, o poeta amplia horizontes musicais com a mesma maestria com que desenvolveu os temas locais. No show, Luis Perequê conta com a participação especial dos parceiros Caco Barros e Daniela Lasálvia.
Local: CASA DA CULTURA DE PARATY
Rua Dona Geralda, 177 Centro Histórico
Entrada Franca


Dia 3 de julho, sexta-feira

CAFÉ LITERÁRIO: PROSA & VERSO
15h - Karla Melo e Patrícia Tenório falam sobre Poesia & Pintura em Vicente do Rego Monteiro.
15h30 – “Profundamente Bandeira” – O tema da infância em Manuel Bandeira a partir da leitura do poema Profundamente. Antonio Carlos Secchin (poeta e crítico literário, professor da UFRJ e membro da ABL).
16h - Palestra de Mário Hélio (coordenador literário da Fliporto) sobre Manuel Bandeira. Debatedores: Antônio Campos (escritor e curador da Fliporto) e Cida Pedrosa (poetisa e editora do site Interpoética).
17h30 - Sessão de autógrafos e coquetel.
Local: O CAFÉ
Rua da Matriz, 237 (esquina com Rua da Lapa) Centro Histórico
Entrada Franca

SARAU LITERÁRIO
20h30 - Homenagem à historiadora Marina de Mello e Souza, que escreveu um dos livros mais importantes já publicados sobre o município: “Paraty: a cidade e as festas”, em sua segunda edição.
Local: SALÃO NOBRE DA CÂMARA DE VEREADORES
Rua Dr.Samuel Costa, 29 - Centro Histórico
Entrada Franca

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
21h30 - Dando sequência ao evento de homenagem à Marina de Mello e Souza, a autora autografa “Paraty, a cidade e as festas”. O livro descreve as festas tradicionais de Paraty, considerando principalmente seu significado para as pessoas que delas participavam. Destacar as festas como um elemento importante de articulação e de construção da identidade do povo, trouxe à tona uma discussão que culminou na escolha de Paraty como polo de turismo cultural, no âmbito das políticas públicas em vigor.
Apoio: Projeto Gastronomia Sustentável de Paraty (www.gastronomiasustentavel.blogspot.com)
Local: POUSADA DO SANDI
Largo do Rosário - Centro Histórico
Entrada Franca

SARAU ARTE EM ANDAMENTO
21h às 23h - O Projeto Arte em Andamento visa o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística – música, poesia, artes. Trata-se de um espaço de integração entre artistas, fomentando novos trabalhos e novas possibilidades. O Sarau é aberto aos que quiserem se apresentar e se integrar a esta grande festa das artes.
www.arteemandamento.blogspot.com
Local: LADO B
Praça da Matriz Centro Histórico
Entrada Franca


Dia 4 de julho, sábado

CAFÉ LITERÁRIO: Prosa & Verso
15h00 – “Padre Antonio Vieira e as relíquias do futuro” – O historiador Clóvis Bulcão conta a história do jesuíta luso-brasileiro cuja fama pelos arrebatadores sermões atravessou os oceanos.
15h30 - Cecília Costa fala sobre seu romance “Julia e o mago”.
16h15 - Bate-papo com a escritora Lucia Bettencourt, autora do premiado livro de contos “A secretária de Borges”.
16h45 - Bate-papo com Sergio Leo de Almeida e Marcio Ribeiro Leite – vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2008.
17h30 - Sessão de autógrafos e coquetel.
Local: O CAFÉ
Rua da Matriz, 237 (esquina com Rua da Lapa) Centro Histórico
Entrada Franca

CAMPINHO E NHANDEVA – VIVÊNCIA E SABERES DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
19h - Convidados: Patricia Solari, organizadora do livro “Vivências de Saberes”, com participação do Movimento Quilombola Por uma Educação Ética e Étnica; Ronaldo dos Santos, professor, educador, presidente da Associação das Comunidades Quilombola do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e coordenador executivo da Coordenação Nacional Quilombola (Conaq); Laura Maria dos Santos, educadora popular, coordenadora do setor de Educação e Cultura do Quilombo do Campinho.
Local: VILLAS DE PARATY POUSADA
Av. Otávio Gama, 100 - Caborê
Entrada Franca

PRÊMIO OFF FLIP DE LITERATURA
19h30 - Entrega do Prêmio OFF FLIP 2009 e da bolsa de criação literária da FLIPORTO.
20h30 - Lançamento da coletânea do Prêmio OFF FLIP de Literatura 2008 que contempla poetas e contistas, estreantes e consagrados, vencedores na terceira edição da premiação, sendo que, destes, seis são paratienses e dois são brasileiros que moram na África.
Local: VILLAS DE PARATY POUSADA
Av. Otávio Gama, 100 - Caborê
Entrada Franca

SESSÃO COLETIVA OFF FLIP 2009
21h - Sessão coletiva de autógrafos com autores da OFF FLIP 2009. Ângela Leite de Souza, Cássio Cavalcanti, Cida Pedrosa, Flávio de Araújo, Geny Vilas Novas, Guiomar
de Grammont, Karla Melo, Laura van Boekel Cheola, Majela Colares, Marivaldo Pimentel, Ovídio Poli Junior, Patricia Solari e Patricia Tenório.
Local: VILLAS DE PARATY POUSADA
Av. Otávio Gama, 100 - Caborê
Entrada Franca


Dia 5 de julho, domingo

SARAU DE ENCERRAMENTO OFF FLIP
13h - Almoço e confraternização.
Local: LA LUNA RESTAURANTE
Praia do Jabaquara - Av. Jabaquara, quiosque n.10
Adesão: R$ 20,00 por pessoa.



Pelas ruas da cidade
Programação diária de 1 a 5 de julho


CIRANDA POÉTICA
Entre 17h e 18h30 - Ângela Carrocino, Laura Esteves e Sílvio Ribeiro de Castro, integrantes do Grupo Poesia Simplesmente, trazem às ruas do centro histórico a Ciranda Poética que reúne poetas e passantes para dançar, cantar e declamar poesia – poemas consagrados e poemas dos próprios participantes. O canto é acompanhado por instrumentos de percussão (clave, ganzá, pandeiro) e a principal característica desta ciranda é a umbigada poética, que consiste em um participante, após declamar o poema, caminhar, dançando, para outro participante de sua livre escolha e bater de leve: ventre com ventre. A umbigada é, de verdade, um convite para falar poesia. A principal característica do grupo é a integração de linguagens: poesia, música, dança, performance.

ÓPERARUA
Performances poético/sonoras do coletivo Poesia Maloqueirista pela cidade, acompanhado da trupe Experimento Prosótypo (Aline Binns, Fadel Dabien, Lucas Moreno, Marcus Binns e Rômulo Aléxis).


Mais programas

De 2 a 5 de julho

EXPOSIÇÕES
10h às 22h – “Dias de Caiçara”, com fotos de Vito D’Alessio e “Zé Kleber, poemas em painéis”.

PIRÃO CAIÇARA
12h às 15h - Azul Marinho (prato típico caiçara)

VÍDEO
18h - Mostra de vídeos da Cultura Caiçara

Local: NOVA SEDE DO SILO CULTURAL
Rua Dr. Samuel Costa esquina com Rua Dr. Pereira
Entrada Franca

De 2 a 4 de julho

O ESCRITOR NA PRAÇA
10h às 12h30 e das 14h às 16h30 - Sessão de autógrafos tendo em cada horário um escritor: Flávio de Araújo, Laura van Boekel Cheola, Leandro Leite Leocadio, Ovídio Poli Junior, Reginaldo Pujol e Themilton Tavares.
Local: PRAÇA VANESSA PORTO
(em frente à Tenda dos Autores da Flip)

OFF FLIP INDICA
PALAVRAS NA BRISA NOTURNA
2 e 3 de julho (21h) e 4 de julho (17h)
Peça teatral livremente inspirada no livro “As boas mulheres da China” da autora Xinran Xue. A peça, baseada em relatos verídicos sobre o drama de mulheres chinesas ao longo do século XX, é composta por cinco monólogos interpretados por cinco atrizes. A proposta do grupo foi tirar essas histórias do contexto chinês e trazê-las para o mundo. Texto e direção: Fábio Porchat. Atrizes: Pollyanna Rocha, Regina Gutman, Patrícia Vazquez, Cristina Rudolph e Fernanda Maia.
Local: AUDITÓRIO DO CEMBRA
Rua Marechal Deodoro, s/n. - Centro
Classificação etária: 14 anos
Entrada Franca

HAPPY HOUR
2 de julho, das 18h às 20h - A Confraria Caborê realiza leitura de textos sobre a bebida mais consumida e apreciada no Brasil, com degustação de cervejas de inverno. Convites: R$ 30,00 por pessoa (40 vagas, incluso degustação de cervejas e coquetel)
Vendas antecipadas: Pousada Villas de Paraty e Cervejaria Caborê.
Local: CERVEJARIA CABORÊ (Fábrica)
Av. Otávio Gama, 421 (Beira-Rio)

SARAU DO SEBO
2 e 3 de julho - a partir de 21h - Espaço dedicado à leitura de textos literários.
1 a 5 de julho - das 10 às 20h - Horário de funcionamento do local, especializado em venda de livros e publicações de segunda mão.
Local: SEBO CULTURAL
Rua João Luis do Rosário, s/ n. - Centro
Entrada Franca

EXPOSIÇÃO
1 a 5 de julho - das 10h às 22h - Obras do artista plástico goiano Marcos Irine, que já expôs em prestigiadas galerias no Brasil e no exterior. Irine atua em projetos de destaque na área de pintura, cenografia para teatro, cinema, televisão, estamparia de tecidos e alegorias carnavalescas de escolas de samba de São Paulo. Atualmente vive em Paraty, onde instalou seu atelier e desenvolve projetos locais de cenografia na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Há três anos assina a execução cenográfica da OFF FLIP. (www.marcosirine.art.br)
Local: MARGARIDA CAFÉ
Rua Domingos Gonçalves de Abreu (em frente à Praça do Chafariz)

CULTURA QUILOMBOLA
3 de julho, sexta feira
10h às 12h - Conheça o Quilombo Campinho da Independência por meio de uma visita guiada. Recepção ao ar livre; palestra no salão do restaurante com presença do griô; viveiro agro florestal; núcleos familiares e casa de artesanato.
12h - Almoço tradicional quilombola
14h - Oficina de cestaria

4 de julho, sábado
10h às 12h - Oficinas de Capoeira Angola - Movimento e Ritmo - Restaurante do Quilombo
14h às 16h - Oficinas de Capoeira Angola- Movimento e Ritmo - Restaurante do Quilombo
A partir das 20h - Kizomba no Restaurante Quilombo; apresentação cultural do Grupo de Dança do Quilombo do Campinho; roda de jongueiros Ilú Ayiê (tambor do mundo), Grupo Reegae Nova Semente

5 de julho, domingo
Vadiagem no Quilombo com Capoeira Angola e Feijoada com Samba.
Local: Quilombo do Campinho

SEBO BARATOS DA RIBEIRO LANÇA LIVRO
3 de julho - a partir das 21h - Um grupo de apaixonados por literatura se reúne há dois anos em um dos sebos mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Baratos da Ribeiro, em Copacabana. Desse evento, chamado Clube da Leitura, surge o livro "Clube da Leitura: modo de usar", que reúne os 25 melhores contos dos 250 produzidos até agora. Na festa de lançamento o som dos DJs que fazem o sucesso de outro evento do sebo, o Clube do Vinil.
Local: DINHO'S BAR
Rua da Matriz, s/n° - Centro Histórico
Entrada Franca

MÚSICA
3 e 4 de julho - a partir das 24 h - Banda Swing Brazuca
Local: DINHO'S BAR
Rua da Matriz, s/n° - Centro Histórico
Entrada Franca

PROJETO LETTERA LIBRIS
3 de julho, sexta feira - a partir das 19h. Festa de lançamento nacional do projeto de rádio digital literária. Produzidos pelos escritores Marne Lucio Guedes, Nelson de Oliveira e Ricardo Josua, os programas homenageiam os grandes escritores brasileiros. No acervo da rádio, depoimentos apaixonados sobre Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles e Nelson Rodrigues, dentre outros. (www.letteralibris.com.br)
Local: ESPAÇO SANTA TRINDADE
Rua Dr. Samuel Costa, 267 - Centro Histórico
Entrada Franca

LANÇAMENTOS
3 de julho, sexta feira - 19h
Livro: “Alumbramentos e perplexidades: vivências bandeirianas”, de Edson Nery da Fonseca.
CD: Edson Nery da Fonseca interpreta Manuel Bandeira. Organizador: Edson Nery da Fonseca.
Local: CASA JORNAL DO BRASIL
Rua Dr.Samuel Costa, 18 - Centro Histórico
Entrada Franca

1ª CONVERSA LÉSBICA LITERÁRIA DE PARATY
4 de julho, sábado - a partir das 15h30. As autoras Karina Dias, Mariana Cortez e Lúcia Facco, assim como Laura Bacellar, editora da Malagueta, vão conversar sobre literatura lésbica. As escritoras prometem contar os segredos de construção de suas personagens, como lidam com as expectativas das leitoras e ainda falar sobre as novas obras que estarão lançando.
Local: POUSADA VILLA DEL REY
Rua Cinco, 02 - Portal de Paraty (próximo ao trevo de entrada da cidade)
Entrada Franca

4 de julho, sábado - 16h. Lançamento do livro “Todas as Guerras”, com a presença do organizador Nelson de Oliveira e dos autores Aleilton Fonseca, Cristina Lasaitis, Fábio Fernandes e Luiz Bras.
Local: CREPERIA LA FARANDOLE
Rua Santa Rita, 190 Centro Histórico
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário